quarta-feira, 18 de abril de 2012

O pior país do mundo.

O documentário pode até ser um pouco antigo, mas provavelmente está atualizado às condições atuais do país mais fechado do mundo, a Coréia do Norte.



É incrível como a Coréia do Norte parece estar em outra dimensão em relação ao resto do mundo. Distorcem fatos, escondem sua realidade para mostrar ao mundo que é um país perfeito e tentam ensinar aos turistas a história mundial a ponto dos mesmos se perguntarem se pensam que são idiotas.

As crianças, meros fantoches forçadas a sorrir, mais parecem animais de circo condicionados a repetir gestos, falas e sorrisos. É triste vê-las em movimentos tão perfeitos e gestos calculados. Sinal que sua educação básica nada mais é que uma iniciação ao militarismo. Aprendem a ler e escrever e ao mesmo tempo obedecer, marchar e adorar seu deus ditador.

O que me perguntei, após ver o documentário, foi como os cidadãos comuns deste país devem imaginar o mundo. Óbvio, eles vêem como são doutrinados a fazê-lo. Os EUA maus, a China o vizinho gente fina, a Coréia do Sul como o inimigo da escola e o mundo como um bairro estragado, sendo seu país, a casa de família feliz. Como a informação lhes são arbitrariamente proibidas, o regime pode mostrar uma outra realidade, como uma Coréia próspera e o resto do mundo falido. Uma outra geografia, um outro tempo. Isso me incomoda muito. Saber que pessoas da minha idade não têm direito de ler uma revista ou assistir um telejornal. Se um dia o regime vier a ruir e esses cidadãos serem livres, o maior exemplo de Mito da Caverna surgirá em pleno século XXI (ou XXII, XXIII...)

Nenhum comentário: