quarta-feira, 29 de abril de 2015

South Park diz: Você é um idiota.



Desenhos animados geralmente são feitos pra crianças deixarem os pais em paz. E como pagamento dessa paz, a criança vai pedir pra comprar bonecos, mochilas e balas desse desenho. Mas não esse.

South Park é um desenho mal feito, mal desenhado, mal dublado, criado nos anos 90 voltado exclusivamente para adultos. Seus traços grosseiros e movimentos ridiculamente animados são únicos. Mas o que torna a criação de Trey Parker e Matt Stone realmente única é seu conteúdo.

Mas o que? O que um desenho sangrento de monte de crianças que só fala palavrão tem de especial?

No início, South Park era de fato um desenho grotesco com histórias rasas que divertiam pelas suas crianças desbocadas ultra politicamente incorretas e, como não poderia deixar de ser, a violência gratuita. Mas nada sobrevive mais de 25 anos com a mesma fórmula. Assim como Os Simpsons, as histórias evoluíram e se tornaram inteligentes. Extremamente inteligentes, a ponto de criar um propósito pra todos nós: Nos lembrar de como somos idiotas.

Os principais personagens de South Park são crianças e, por incrível que pareça, essas que não medem palavras pra ofender ninguém são as mais lúcidas e inteligentes do desenho. Não lúcidas no sentido de serem normais em um mundo de loucos, mas lúcidas de serem inteligentes num mundo de imbecis. Sim, os idiotas em South Park somos nós, os adultos.

Em South Park, as crianças não entendem o mundo ridículo criado por seus pais. Tão ridículo que nós, os espectadores também não entendemos e rimos. Suas manias, seu cotidiano, a forma como falam, trabalham... tudo que é ridículo em South Park é uma caricatura de nós mesmos. No fundo o intuito disso é refletir e ver como somos imbecis e como nosso mundo é imbecil.

O melhor episódio da série, e que melhor ilustra essa análise é o 3º da 16ª temporada: Faith Hilling.
Sinopse:
"A evolução da humanidade começa a acelerar a um ritmo rápido e perturbador. Ao mesmo tempo, outra espécie do planeta está apresentando o mesmo desenvolvimento drástico. Eventualmente, as duas espécies vão lutar até a morte e "Faith Hilling" pode ser a única esperança da humanidade."

O genial dessa sinopse é que ela não diz nada sobre o episódio. Ou diz?
Segue o link pra quem não viu...

http://assistirserieshd.com/south-park-ep-03-temp-016-online.html

Nenhum comentário: