terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comunidades Virtuais

Um fenômeno da modernidade que cresce na mesma proporção que a tecnologia são as comunidades virtuais. Esse tipo de comunidade e seus efeitos estão intimamente ligados a globalização. Uma vez que, a globalização é o fenômeno de interligação comercial/cultural/econômico do mundo capitalista e, em ambos, o conceito de local físico ou geográfico não influencia na interação dos indivíduos que nelas participam.

A globalização age, também, na facilidade de acesso aos meios de comunicação necessários para a existência dessas comunidades, pois a industrialização e o comércio em escala global da tecnologia utilizada estão garantidos de acordo com os conceitos de globalização.

Como as comunidades virtuais crescem ao passo da tecnologia, elas tomam força de acordo com a evolução dos meios de comunicação, estes, estão a cada dia se tornando apenas um único meio. Tudo, no fim, se torna um portal para o “ciberespaço”. Sejam eles os computadores, os celulares ou as tv’s digitais. O celular está a cada dia mais exercendo papel de um computador. Manda e-mails, faz vídeo-conferências, se conecta a sites. O computador, com a tecnologia VOIP, age como um telefone e as tv’s digitais vão se tornar tão interativas como um computador conectado a internet. Através dessa portabilidade está cada vez mais fácil a interação entre as pessoas. Já que, de um jeito ou de outro, ela se vê conectada a qualquer pessoa no mundo, isso graças a globalização e a facilidade de acesso aos meios de comunicação.

O fator crucial que impulsiona a proliferação dessas comunidades se dá pela facilidade de encontrar e interagir com pessoas, sem despesas adicionais, (como por exemplo, uma passagem de ônibus ou avião a uma conferência) com o mesmo interesse. Também deve-se observar a liberdade de participar, ou não. Pois, diferentemente de uma comunidade física, como uma favela, por exemplo, participar pode, as vezes, ser obrigatório para seus indivíduos, uma vez que podem não sair por motivos financeiros. Se em uma comunidade física a liberdade de participar ou não, não é cem por cento garantida, nas virtuais, são.

Isso acima me rendeu um convite para ingressar no programa de pesquisas interdisciplinar em Teorias da Comunicação. Uhul!

Nenhum comentário: