quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O poder em nossas mãos

Colossal, titânico, incomensurável. Além de ser tudo que a Indústria Cultural sempre sonhou, a internet é o maior ferramenta dada ao ser humano de todos os tempos quando se trata de busca de informações e cultura.

É a democratização da cultura, a globalização da arte. Não importa se eu moro em Planura ou em Nova York. Eu consigo ouvir um bootleg do Pink Floyd que certamente nunca ouviria na vida se não fosse a internet. Sem contar filmes nada fáceis de achar em locadoras de cidade pequena, como Dr. Strangelove ou Apocalypse Now.

Obviamente que o fácil escoamento de cultura não faz pessoas mais sábias. Para isso acontecer deve haver também discernimento de cada um para saber absorver de maneira positiva o que ele vê, ouve, lê ou assiste.
É como uma pessoa que, por acidente, acha a Guernica de Picasso em uma pesquisa no Google. Supomos que seja uma pessoa leiga em pinturas. Não faz idéia do que é cubismo o que seja uma figura multifacetada. Além de não conhecer a técnica, ela certamente não conhecerá o sentido ou o contexto histórico da imagem e não dará valor algum aquilo que é uma das maiores obras de arte de todos os tempos. É uma pessoa errada observando uma imagem errada.

Mas o que é mais genial na internet. Se ela se interessar o mínimo possível, ela pode pesquisar sobre Picasso, conhecer sua história e saber porque ele é um gênio e aí sim, aproveitar o poder da Indústria Cultural aliada a internet.

Nenhum comentário: