terça-feira, 12 de julho de 2011

Post-Rock. 4 bandas para entender (ou não).

Espíritos inquietos buscando coisas novas sem fugir de certa linha. Não sabe explicar do que gosta, simplesmente gosta, nunca está satisfeito e quer mais, sempre mais.
Ok, vamos deixar a subjetividade de lado. Meus seguidores do twitter devem estar até enjoados de ver eu falando de Post –Rock. Mas o que diabos é isso afinal? Boa pergunta.
Seguindo a sempre didática Wikipédia, Post-Rock é uma mescla de Rock Alternativo com Space Rock e influência do Rock Progressivo.
Mas vamos deixar essas definições idiotas de lado porque música não é bolo de fubá e eu não sou Ana Maria Braga pra explicar receitas.
Vou direto ao ponto: 4 bandas de Post-Rock pra se entender Post-Rock.


Pelican
Existem 2 pontos muito distintos no Post-Rock. Dois extremos chamados Pelican e Sigur Rós. Esta primeira, a australiana Pelican tem instrumental pesado, com longas distorções de guitarra e as vezes pegada de heavy metal. Agrada fãs de metal progressivo como Symphony X, Dream Theater ou Evergrey.


Godspeed You! Black Emperor
Uma gigante do estilo. Lendo sobre suas características, a banda canadense, com seus 9 integrantes poderia ser facilmente assimilada com qualquer banda de rock progressivo. Composições longas (longas mesmo), instrumentos usados de forma incomum e extremamente complexa. Fãs de Pink Floyd e Space Rock se sentirão bem familiarizados com GY!BE


Aerial
Como não podia deixar de ser, a Suécia representa dignamente qualquer estilo de rock possível e imaginável. Aerial é carregada de riffs empolgantes e é a única até aqui que tem vocal. E que vocal! É o grande charme da banda.


Sigur Rós
Na outra ponta do extremo, a initeligível, arrotulável e surpreendente Sigur Rós. Catando em um idioma e um instrumental único. É impossível descrever o sentimento de melancolia carregado em cada acorde ou verso. Ouça, mas é por sua conta e risco.

2 comentários:

r disse...

Agora é que tive tempo e coragem de ouvir e baixar as músicas destas 4 bandas.

Cara, gamei em Singur Ros.

Abs,

r disse...
Este comentário foi removido pelo autor.