quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sessão Cult - Alex, Alex, já são 7 horas.

Laranja Mecânica.

Diferentemente da minha opinião sobre 2001: Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica eu posso dizer com gosto: PERFEITO.

Me lembro de ter visto o filme Clube da Luta pela primeira vez. Pelo menos da metade pra frente, se uma mosca pousasse em meus olhos eu não os fecharia de tão obcecado que estava com a história. Isso pelo menos da metade pra frente. Já em Laranja Mecânica, aconteceu do primeiro ao último segundo de filme.
Já de início, o olhar sádico e o sorriso maligno de Alex DeLarge com uma música amedrontadora de fundo já nos dá uma boa noção de sua personalidade ao longo do filme.

Não li nada sobre o que o filme tenta nos passar, portanto a interpretação é toda minha, estando errada ou não.

O filme foi lançado em 1971, mas a história é no futuro, portanto Alex pode ser considerado uma vítima da sociedade pós-moderna. Ele é o resultado da opressão vivenciada principalmente no Reino Unido. E onde há opressão, há pessoas lutando contra ela.
Suas atitudes ultraviolentas são o que os pensadores sociais imaginavam acontecer se aquela submissão cega às leis durasse muito. Alex agia por si e era feliz sendo ele mesmo, e isso incomodava o "sistema".

Após sua prisão, o tratamento de choque e a "cura", Alex se torna o que esse sistema quer que as pessoas sejam. Meras laranjas mecânicas, onde suas engrenagens são postas em movimento de acordo com a corda dada pelo poder.
Alex é a laranja qual todos deveriam ser, mas não por vontade própria, pois essa laranja é mecanizada, mas pelo castigo que o sistema o submete quando tenta agir por vontade própria.
A partir do momento em que ele não faz o que quer, ele se torna infeliz e o sofrimento o faz cometer suicídio pulando do prédio, infelizmente mal sucedido.

O tratamento dos ferimentos de Alex passa a ser o tratamento para sua cura real. Ele acorda depois de muito tempo e como um passe de mágica, em um teste feito pela psiquiatra, ele se vê curado de verdade. Alex finalmente é Alex. O que ele não deveria nunca deixar de ter sido.


ATUALIZAÇÃO 5 MINUTOS DEPOIS DE POSTAR:

Achei uma boa interpretação do filme:

http://www.ipv.pt/forumedia/5/21.htm

A pasmem, não tem nada a ver com o que eu falei. E pasmem quem pensa que fico triste com isso. Eu adorei!

Nenhum comentário: