domingo, 5 de julho de 2009

Defender seu ideal. Sempre?

O trabalho final de Redação Publicitária deixou todos de cabelo em pé. Não só pela dificuldade de criação, mas pela dificuldade que temos de abdicarmos de nossos ideiais em prol do profissionalismo.

Nos foi passada a tarefa de criar 3 peças publicitárias. Uma alltype para jornal, um cartaz e uma página para revista com o tema: Cotas nas universidades.
Bom, fácil, muito fácil. A final quem tem o mínimo de discernimento tem uma pitada de opinião formada pra esse assunto. Mas se for sorteado se você vai defender ou ir contra?

Eu sou totalmente contra esse sistema de cotas. Basicamente defendo a idéia de que não devemos reformar o teto sem ter feito um alicerce de qualidade, pois, uma hora ou outra ele desaba em cima da cabeça de quem mora dentro, e quem reformou pouco se importa. Ou seja, não adianta querermos inserir pessoas a força em uma faculdade pela sua cor, devemos dar é um ensino de qualidade para que ela passe a concorrer de igual pra igual com todos.

Pronto, estava pronto nosso trabalho. Mas, fomos sorteados para DEFENDER as cotas. No começo eu achei péssimo, mas depois parei pra pensar mais e comecei a adorar a ideia. Eu ia ter de pensar algo contra meu próprio ideal. Eu mesmo me confrontaria, e isso eu achei sensacional.

Arguementos pra combater minha idéia básica sobre cotas eu não tenho, por isso achei melhor nem tocar no assunto. Parti pra outro lado, o lado romântico das cotas.

O tema central do trabalho era a injustiça que havia nas oportunidades de ingresso a faculdade para com as raças negra e indígena. E isso acontecia devido a um erro histórico onde as mesmas foram massacradas socialmente pelos nossos colonizadores.

Anúncio Alltype para jornal


Design: Rafael
Texto: Rafael e Alex

Como não pude usar imagens, demos uma "viajada" nas cores do anúncio. Em cima é evidente a separação do branco e do preto. Simboliza uma sociedade onde não há mistura entre raças e etnias. Já em baixo, o cinza representa a miscigenação do branco e preto, e a palavra UNE em vermelho representa também os indígenas.
Leitores de jornais geralmente gostam de números, dados, tabelas. Não que revistas também não gostem, mas o perfil de notícias de jornal são mais cotidianas. Por isso inserimos uma tabela que mostra a evolução do número de negros e indígenas ingressados nas faculdades.

Anúncio para revista (página dupla central)


Design: Rafael
Texto: Felipe

Para a revista, utilizamos um texto mais bem trabalhado. Utilizamos fatos históricos que mostram a injustiça (tema central do trabalho) para com as raças que mais sofrem com o ingresso a faculdade. Um formato de texto qual os leitores de revistas estão habituados. (quem disse que estudar Jornalismo junto com Publicidade não é bom?).
A imagem nos dá a noção de como a sociedade é desunida. As etinias (bolinhas coloridas) estão absolutamente separadas por suas cores e excluem impiedosamente a mais frágil. (no caso, a bolinha em menor número).

Anúncio para cartaz


Design: Rafael
Texto: Alex

Sem muitas palavras, afinal cartaz geralmente se lê em pé, e não há muita paciência para se ler em uma hora dessas. Um título impactante que desperta curiosidade e uma imagem que mostra a união que deve existir entre as raças.

Valeu a pena, gostei muito do resultado final. Não só pelas peças, mas pela capacidade que tivemos de ir contra o nossos ideiais e pela conciência que criei de que isso acontecerá muitas vezes.
Foi simples, simplesmente me imaginei trabalhando como publicitário no governo federal. Eles não querem saber se eu sou contra ou a favor, eles querem que eu defenda com unhas e dentes. A final eu seria pago (e muito bem) para isso.

Um comentário:

Thiago Ferreira disse...

Primeira peça:
A tipia utilizada remete a sociabilidade e nao a injustiça, e já cansei de falar para vocês nao usar fontes de senso comum, como Arial, Verdana ou afins.

Segunda peça:
Nao admito merchandising nos trabalhos, e a tonalidade da madeira nao colabora harmoniosamente com o tema.

Terceira peça:
Repito o uso tipias das de senso comum, precisamos inovar, utilizar tipias modernas, diferentes e extravagantes, e este alinhamento me lembra filme mudo.

heheheehheehehheheheehehe
Neim preciso falar quem faria estas criticas...

Putz cara!
Nao eh atoa que éramos da mesma agencia, hehehe, parabéns, me amarrei na abordagem chocante do primeiro anuncio (jornal), sem esquecer do que este publico gosta de ver, dados.... No segundo apesar da boa estética e de um texto bem coeso, talvez o ideal seria diagramar de forma com que o texto fique de um lado da pagina, minimizando o risco do leitor se perder na dobra da revista... E o terceiro, simples, direto, fácil leitura.. show!