quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sessão Cult - Assim Dizia Zaratrusta

2001: Uma Odisséia no Espaço.

2001 tem quatro dos ingredientes primordiais para eu qualificar como "perfeito" um filme. Mas não foi desta vez.

- Espaço. Todo e qualquer filme que envolva viagens espaciais rumo ao desconhecido, naves ultramodernas que provavelmente nunca serão construídas de verdade e falta de gravidade já me anima bastante.

-Ficção científica. Fugir da realidade as vezes não faz mal a ninguém.

- Inovação. Não é só mais um filme inovador de Stanley Kubrick, é um filme pioneiro nos efeitos especiais e em alguns temas abordados. Tais como a chegada do homem na lua 1 ano antes de Armstrong e a forma peculiar de se mostrar a evolução da humanidade.

- Efeitos Sonoros. Essa não tem como discutir. Qualquer um conhece a música tema do filme. Assim Dizia Zaratrusta.

O melhor personagem, de longe, é HAL 9000. Um supercomputador que comanda a nave Discovery para a viagem para Júpter. Me assusta a frieza de sua voz e seus atos. Eis mais um tema inédito abordado no filme. A inteligência artificial e o quão ela pode ser prejudicial ao ser humano ao longo de sua evolução.

Mas então, por quê não foi dessa vez?
Ok, é um clássico, inovador. MAS EU NÃO GOSTEI! E pouco me importa se os estudiosos de cinema ou admiradores dizem ser uma obra-prima.

O filme é extremamente cansativo de se assistir. E olha que eu extremamente paciente. Mesmo ouvindo Strauss e Ligeti, eu olhei no relógio várias vezes pra ver quanto tempo dura o pouso das naves. Mas tudo bem, pelo que pude perceber, essa demora acontece nas cenas onde os efeitos especiais eram inéditos para a época. (Pouso de naves, astronautas a deriva no espaço), pra época deveria ser bastante interessante se deleitar a cada segundo disso.

O final teve uma fantástica intenção, mas soltei um #@¨%! quando realmente terminou.

2 comentários:

Anônimo disse...

vc naum gostou pq vc nao entendeu o filme.

Rafael Vilela disse...

Eu não gostei pq eu não gostei oras. Isso aqui não é um fórum de discussão, é meu blog com MINHAS opiniões, as vezes únicas e exclusivas.