domingo, 19 de abril de 2009

Geração all star



Já se perguntou o porquê do sucesso dos tênis All Star? Eles não são bonitos e é muito mais confortável andar descalço do que com esses calçados em forma de torpedo. Algo além de beleza e conforto gira em torno disso, a ideologia.

No mercado de calçados atual existem opções que te dão a sensação de flutuar de tão confortáveis. Tênis lindos, bem feitos, cheio de detalhes de todas as cores e formas, mas mesmo assim nada vende como All Star.

Apesar de existirem infinitos modelos e cores diferentes, o All Star segue a mesma linha desde que foi criado. Tudo é muito simples e direto. Uma simplicidade que atrai milhões de fãs.

Mais do que tênis, mais do que calçar, ele representa uma geração. A geração que olha torto pra que o mercado tenta te enfiar garganta a baixo sem questionar.
Infelizmente, apesar de vender muito ainda, não é nossa geração que eu chamo de geração all star, mas sim aquela que viveu o final da década de 70 e o começo da década de 80, oriunda principalmente da Inglaterra.

Se você questionou o sucesso do tênis, questione o motivo do Punk Rock fazer sucesso também. É simples. Transforme o All Star em música. Eis que vem o Punk a tona. Simples e direto. Uma simplicidade que atraiu milhões de fãs.

No mercado da música da época existiam opções de bandas que te faziam flutuar de tão harmoniosas. Músicas lindas, bem feitas, cheias de detalhes, de todos as durações possíveis. A liberdade de criação era ilimitada, com solos de guitarra e teclado. A música era feita pela elite.

A geração all star se sentiu encurralada. Era formada por músicos que não tinham dinheiro pra aprender tocar seus instrumentos, na verdade não tinham dinheiro nem pra comprar um instrumento de qualidade. Em vez de quererem se adaptar de qualquer forma ao mercado, eles acreditaram em si mesmos e no que podiam fazer com o que tinham. E criaram um estilo que desmoronou todo rock pomposo da época.
As letras eram revolucionárias e continham críticas ácidas ao sistema que oprimia os menos favorecidos. O som era simples, feito por 4 acordes e cantada por vocalistas que não dominavam o mínimo de técnica possível.
Se não fosse o punk, hoje os shows de rock seriam executados em teatros, no lugar de rockeiros cabeludos iriam cavalheiros de smoking.

Essa geração provou que o que é simples e bem feito também pode ser mais bem vindo do que o que é virtuoso. Provou que menos, é mais...

Nenhum comentário: