sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aprender escrever

Quer aprender andar de bicicleta? Caia, depois ande.
Quer aprender escrever? Escreva tudo errado, depois acerte.

Em qual anúncio desse mundo alguém usaria um texto de 15 linhas em uma propaganda de margarina e de um teclado?
Não sei, mas a proposta do trabalho é ensinar a escrever em publicidade.
Creio que devo ter tirado 0, uma que eu tenho certeza que se eu me esforçasse mais eu faria coisa bem melhor, e outra, na narração eu mais descrevi do que narrei, e na descrição eu mais narrei do que descrevi.
Porque? Eu não consigo enxergar um anúncio apenas descrevendo, ou apenas narrando. E nota alguma clareia minha visão.

-Narrativo

Margarina Delícia
“Uma deliciosa rotina”.

Madalena, acaba de completar a mesa, agora são cinco colheres. O barulho oco de passos rápidos descendo as escadas só pode ser de Flavinha, a caçula. Suas energias estavam recarregadas para mais um dia cansativo de uma criança de cinco anos. Desajeitadamente ela passa margarina em seu pão com uma colher, pois não é permitido usar facas. Guga e Bia aparecem com a pior cara de sono possível. Jorge, o pai, acabou de chegar também. Guga não gosta de pão fresco, vai até o armário e pega o pão que guardou do dia anterior, passa margarina e deixa esquentar por quinze segundos no microondas. Ao dar a primeira mordida ele sente um pingo de margarina derretida cair no seu uniforme impecável. Bia bem que tentou, mas não conseguiu arrastar sua cadeira a ponto de furgir do sol que vinha da janela. Seu pão integral a aguardava, assim como sua margarina light e o leite desnatado. Mais delicioso que o pão quentinho e a margarina derretida era dona Márcia, a mãe, observar cada detalhe do café da manhã de sua família e ver tudo que a faça pensar que essa era a rotina que ela quer ter pro resto de sua vida. Sua vida era perfeita e a margarina Delícia ajudava seu café da manhã também ser.

- Descritivo

Teclados Dr. Hank
“Dr. Hank é tudo isso”

Fisicamente digitar não tem nada de difícil. Meu teclado não força nem minhas vistas, pois sendo preto a luminosidade não afeta em nada, além de ser um charme essa cor, preto com detalhes cinzas, charmoso e moderno. O apoio dos punhos facilita muito, pois desde que troquei o teclado nunca mais senti dores no cotovelo. Quando as coisas não dão certo, cada detalhe que parece insignificante causa um estardalhaço, principalmente detalhes sonoros. Esse teclado por exemplo, o ruído que ele faz quando estou digitando me faz sentir tocando um piano comparado ao ruido do outro. Soa macio e confortável. Instintivamente, ao ver minha chefe sair, eu aperto o botão play do menu multimídia do teclado e pronto, agora posso terminar de assistir meu filme. Mas claro, com o dedo já em alerta no botão stop para parar imediatamente. Enfim, teclados não precisam ser a peça mais importante de seu trabalho, mas quem tem um Dr. Hank sabe que qualquer trabalho fica mais fácil com ele.

Nenhum comentário: